6 Filmes inspirados na literatura nacional

Por muitas vezes desacreditado pelo público, o cinema nacional conta com vários filmes de qualidade. Alguns que lhes emocionam, outros que o fazem rir. Para facilitar  a sua escolha, selecionamos seis filmes que tiveram o roteiro baseados na literatura nacional. A lista conta com Érico Veríssimo, José Mauro de Vasconcelos, Martha Medeiros, Fernando Sabino e Machado de Assis.

Meu Pé de Laranja Lima


Com diálogos inspirados, muitas vezes dotados de uma sinceridade devastadora típica das crianças, Meu Pé de Laranja Lima é um filme emocionante. Não apenas pela história em si, mas também pelas opções feitas pelo diretor e as belas atuações de José de Abreu e do protagonista João Guilherme Ávila. O garoto, por sua vez, impressiona com seu olhar tristonho, que combina perfeitamente com Zezé. Um filme belíssimo, de uma ingenuidade cativante, que se mostra uma adaptação à altura do grande livro escrito por José Mauro de Vasconcellos.

O tempo e o vento

O Tempo e o Vento é baseado na maior obra do escritor Erico Verissimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.

Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, O Tempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, tomamos como estrutura o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.

O Menino no Espelho

Adaptação do best-seller de Fernando Sabino. Um menino diante do espelho descobre a solução para os seus problemas: um duplo para fazer tudo o que ele acha chato, como enfrentar o valentão da escola ou ficar de castigo em casa, deixando o tempo livre para que se dedique apenas a diversão e aventuras.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas é um filme brasileiro de 2001, do gênero comédia dramática, dirigido por André Klotzel, e com roteiro baseado na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

As Aventuras Vermelho

O travesso Fernandinho tem 8 anos e após perder a mãe, acaba se tornando um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai. Sem saber como lidar com o filho, o pai tenta ganhar a atenção do garoto com presentes. Mas nada funciona até que um livro de sua infância lhe devolve a alegria. Fernandinho mergulha no universo do livro e decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta, personagem da obra, que está preso no Kamchatka. Nessa jornada, Fernandinho descobre a importância da leitura e do amor de seu pai. A animação é baseada no livro homônimo de Érico Veríssimo, publicado em 1936.

Divã

Divã, o Filme é um filme brasileiro dirigido por José Alvarenga Jr. e inspirado na obra literária de mesmo nome da autora Martha Medeiros lançado em 17 de abril de 2009. O filme conseguiu um público de 1,5 milhão de espectadores.
Google +
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário