Conheça: Érico Veríssimo




Nasceu em Cruz Alta em 17 de dezembro de 1905, onde morou até os 25 anos. Casou com Mafalda Halfen Volpe, a quem creditava papel fundamental em sua vida. Tiveram dois filhos, Clarissa e Luiz Fernando, e seis netos. Pertence ao seleto grupo de escritores brasileiros de grande reconhecimento. É, ao lado de Jorge Amado, Graciliano Ramos e José Lins do Rego, uma das vozes mais representativas no Século XX. Teóricos internacionais avaliam sua trilogia, O Tempo e o Vento, como obra expoente no romance épico.

Mudou-se para Porto Alegre, em 1931. Publicou seu primeiro livro, Fantoches, uma coletânea de contos em 1932. Clarissa foi seu romance de estreia, seguido por Caminhos Cruzados e Olhai os Lírios do Campo, inaugurando o sucesso editorial.


Ao longo de sua carreira escreveu 36 obras, entre romances, novelas, contos, memórias, narrativas infanto-juvenis e de viagens. Criou o Clube dos Três Porquinhos, na Rádio Farroupilha, cuja experiência gerou diversas obras infantis. Destaque para As Aventuras do Avião Vermelho, Os Três Porquinhos Pobres e O Urso com Música na Barriga.

Morou nos EUA por duas vezes, experiência que rendeu romances como O Senhor Embaixador e O Prisioneiro, e livros de depoimentos e entrevistas como Gato Preto em Campo de Neve e A Volta do Gato Preto. Além disso, visitou diversos países, registrados em narrativas de viagem como México, e Israel em Abril. É um dos autores brasileiros mais conhecidos no exterior, com obras editadas em mais de 15 idiomas. Porém, ainda mais distintivo é o fato de ter sido um escritor profissional, isto é, com a vida exclusivamente dedicada aos livros, à escrita e à literatura.

Sua obra maior, a trilogia O Tempo e o Vento (O Continente, O Retrato e O Arquipélago), escrita entre 1947 e 1962, recupera duzentos anos de história do Rio Grande do Sul. São páginas que inscrevem nomes como Ana Terra e Capitão Rodrigo Cambará entre as grandes personagens de nossa literatura. A novela Noite, os romances Incidente em Antares e O Senhor Embaixador, além de sua autobiografia Solo de Clarineta, cuja segunda parte é publicada após seu falecimento em 28 de novembro de 1975, coroam uma atuação ímpar no cenário literário brasileiro.

Adaptação cinematográfica da trilogia O Tempo e o Vento

Google +
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário